Escola Total: o sistema de educação em tempo integral que chega à Quatro Barras

20/05/2012 23:32

 

Quatro Barras está implantando um novo modelo de ensino, que deve se tornar modelo no Estado. Na última quinta-feira (10), o prefeito Loreno Tolardo lançou na Colônia Maria José a primeira escola em tempo integral, a Escola Total, que vai oferecer não apenas o ensino convencional, mas uma variada grade de atividades durante o dia para todas as crianças da escola.

O aluno que estuda no período da manhã, por exemplo, vai permanecer na escola também à tarde, realizando atividades como informática, literatura, inglês, educação ambiental, futsal, capoeira, karatê, cantigas de roda, dança, basquete, xadrez e desenho e pintura, além do apoio escolar que terá acompanhamento de um professor. Com isso, as mais de 150 crianças hoje matriculadas na Escola Ernesto Milani, do Pré II ao 5º ano, farão quase todas as refeições na própria escola, desde café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde.

O lançamento do novo sistema de ensino veio acompanhado de outras duas conquistas importantes: a inauguração da Quadra Poliesportiva Coberta e a implantação da Lousa Digital - uma lousa diferente das convencionais, que permite interação do professor e do aluno de forma dinâmica e didática.

“Estamos revolucionando a educação com equipamentos modernos, com um espaço para atividades esportivas e recreativas, e principalmente com um novo sistema educacional que oferece aprendizagem em tempo integral para as nossas crianças. É um projeto novo, pioneiro, que queremos estender para todas as escolas municipais”, disse o prefeito.

 

Inauguração

Tolardo descerrou a placa de inauguração da Escola Total e também a fita inaugural da Quadra Coberta juntamente com o deputado estadual Cleiton Kielse, que apresentou a emenda parlamentar ao Governo do Estado para construção da quadra, no valor de R$ 310 mil.  

“Escola Total significa o dobro de investimentos que a Prefeitura está fazendo na Educação. A idéia de ampliar para todas as escolas municipais é realmente um fato inédito para quem conhece as cidades”, disse Kielse, em seu pronunciamento. 

Além do deputado, outras autoridades estiveram presentes como a primeira-dama, Ederci Sbrissia Tolardo; o presidente da Câmara, vereador Olair Ribeiro Lago (Laio); o secretário de Assuntos Metropolitanos, Horácio Monteschio; o chefe do Núcleo Regional de Educação, Sérgio Ferraz; vereadores; secretários municipais; lideranças religiosas e comunitárias; alunos; pais e membros da comunidade; além dos secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Cunha, e de Educação, Maria Rodrigues, que estão nas pastas envolvidas no projeto, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Administração.

A solenidade contou com apresentações dos alunos da escola, do Teatro de Marionetes Perrota - que teve como tema a Escola Total - e de um vídeo produzido pela própria escola, além da demonstração da Lousa Digital, já com o Programa Educação Sem Fronteiras. O evento contou com a participação de toda a equipe da escola e da diretora Josiele Guidolin, além das equipes da Secretaria de Educação e Cultura, Esporte e Lazer. 

 

Escola Total Ernesto Milani: 150 alunos do ensino fundamental presentes o dia todo na escola. Qualidade na educação que

agora tem o complemento de atividades culturais, desportivas, ambientais e tecnológicas à disposição dos estudantes.