Quatro Barras está entre os municípios finalistas do Programa Prefeito Amigo da Criança

28/11/2011 14:21

 

Dos 1.556 municípios de todo o país que aderiram ao Programa Prefeito Amigo da Criança (2009-2012), Quatro Barras está entre o grupo de 316 finalistas. A classificação se dá por uma série de fatores, principalmente relacionados aos programas direcionados às crianças e jovens, considerando a evolução em indicadores que retratam a educação, a saúde, políticas de contraturno, atividades de formação e apoio.

A marca atingida neste ano, segundo conta o prefeito Loreno Tolardo, é motivo de orgulho. “Desde os novos critérios estabelecidos pelo programa em 2005, que o município não se classificava para a final. Atingir esta marca nos honra muito, principalmente porque a preocupação com crianças e jovens vem sendo uma constante e também uma prioridade em nosso governo”, disse Tolardo.

Chegando à última etapa do programa, o município evidencia um trabalho que ocorre em várias pontas. Projetos educacionais focados na formação cidadã e uma ampla rede de ações na área da saúde - que incluem projetos de vacinação, aleitamento, treinamento para as futuras mães, assistência pré-natal, e exames importantes como o do pezinho e da orelhinha através do convênio com o Hospital Alto Maracanã - garantem mais qualidade de vida e a redução significativa nos índices de mortalidade infantil.

As fases que sucedem a esta também recebem atenção contínua. Os programas de contraturno escolar permitem hoje que milhares de crianças e jovens pratiquem modalidades esportivas e culturais gratuitamente, inclusive com transporte. A Prefeitura oferece 14 modalidades ao todo, em diferentes turnos e locais, e já contabiliza mais de 3 mil inscrições.

Na área social, o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CACA) desenvolve atividades de apoio pedagógico, esportivas e culturais para mais de 70 crianças em situação de risco. 


Todo este conjunto de ações em várias áreas, que envolve as Secretarias de Ação Social; Saúde; Educação; e Cultura, Esporte e Lazer; garantiu a classificação de Quatro Barras entre os finalistas do programa, e pode render ao município o título de “Prefeito Amigo da Criança”, pela Fundação Abrinq - Save the Children. O certificado será entregue em junho de 2012 pela presidenta Dilma Rousseff. 

Na foto, prefeito Loreno Tolardo comema a classificação no grupo de finalistas, e disse que as ações direcionadas a crianças e jovens são contínuas. 

 

Tópico: Quatro Barras está entre os municípios finalistas do Programa Prefeito Amigo da Criança

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário