Quatro Barras realiza Conferência da Cultura e se credencia para receber recursos e ampliar ações

20/05/2012 23:20

 

Mais de 130 pessoas, entre estudantes, professores, profissionais da área e sociedade civil participaram na última sexta-feira (4) da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Quatro Barras, que mostrou os avanços obtidos no setor nos últimos anos e propôs um debate para fortalecer as políticas públicas voltadas à cultura, com resultados a curto, médio e longo prazo.

O encontro contou com apresentações de vídeos; do poema “Anhangava”, do escritor e poeta quatrobarrense Antonio Borba Cordeiro; e da dupla Mateus Valaski e Luis Henrique Fullan - alunos da Casa da Cultura. Durante o evento também foi ministrada a palestra do escritor e poeta Rafael Greca, um dos grandes conhecedores da história do Paraná.

Cinco temas foram abordados durante o encontro: a produção simbólica e diversidade cultural; cultura, patrimônio histórico e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa; e gestão, institucionalidade e fomento da cultura. 

Além de promover o debate e dar voz à comunidade para sugerir propostas e ideias voltadas à cultura, a realização do evento possibilitou a criação do Conselho Municipal de Cultura, credenciando Quatro Barras a receber recursos das esferas do governo estadual e federal, ou mesmo de parcerias público privadas, para aplicação na área cultural.

“O município tem passado por uma transformação visível no que tange à cultura. Temos incentivado esta área e primado pelos espaços culturais e de convívio social na cidade, revitalizando praças, investindo na Casa da Cultura e abrindo um leque de ações e atividades, principalmente durante o contraturno escolar. São mudanças fundamentais que plantam uma semente promissora para a cidade não só no presente, mas também no futuro”, comentou o prefeito Loreno Tolardo.

 

Avanços

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Cunha, enumerou os avanços na área cultural e disse que as novas ideias e propostas são uma constante na gestão. “Revitalizamos a Casa da Cultura, instalamos a maior Gibiteca da Região Metropolitana, renovamos o acervo da Biblioteca Municipal e oferecemos o acesso gratuito à internet, implantamos o Cine Clube Quatro Barras, criamos o Programa itinerante Domingão da Família, além de promover espetáculos de dança e teatro, e valorizar nossos artistas locais. O prefeito realmente tem investido nesta bandeira”, citou.    

Domingão da Família: uma das invenções culturais no município 

de Quatro Barras.