Sinal de fibra óptica transmitido via rádio transforma bairros mais populosos de Quatro Barras e Campina em regiões ‘high tech’

12/03/2012 01:06

 

Modalidade de conexão ganha cada vez mais adeptos e ajuda a democratizar o acesso à Internet

 

A alta tecnologia está no ar. Literalmente. Os bairros com maior número de habitantes de Quatro Barras e Campina Grande do Sul são contemplados com sinal de Internet banda larga fornecido pela Microgatenet, provedor privado de acesso que utiliza como plataforma básica de transmissão redes de fibra óptica, cujo link é compartilhado via rádio. Tudo isso com planos à partir de R$ 35,00 mensais.

Operando há apenas seis meses, em Quatro Barras a empresa já disponibiliza integralmente o seu sinal no Centro e Jardim Menino Deus. Em Campina Grande do Sul os principais bairros atendidos são o Jardim Paulista e Eugênia Maria. Mas há também as localidades onde o link está disponível parcialmente (veja a tabela). “Conforme a demanda, a tendência é ampliar a cobertura e transformar as duas cidades em referências high-tech para toda a região metropolitana”, afirma Maycon Araújo, diretor da Microgatenet.

O serviço dispensa o uso de linha telefônica e é licenciado pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. “É mais que simples banda larga. É sinal de fibra óptica transmitido via rádio. Um recurso independente que favorece o download de arquivos pesados e é superior ao tradicional ADSL oferecido pelas companhias telefônicas”, comenta Maycon Araújo.

 

Comprovação

Durante os meses de janeiro e fevereiro, utilizando um notebook, um tablet e um aparelho celular, a equipe da Folha do Itupava testou a modalidade de conexão oferecida pela Microgatenet. O resultado foi surpreendente. No período não foi constatada nenhuma queda do sinal. Além disso, experiências realizadas por meio de sites que revelam a velocidade real na transmissão dos dados comprovaram que o tráfego da rede corresponde exatamente ao plano contratado, independente de horários. Diferentemente de outros provedores que garantem no máximo 10% da banda oferecida.

Outro ponto que vale o esclarecimento é quanto às condições do clima. Mesmo em dias chuvosos ou de ventos intensos, a qualidade e rapidez da conexão mantiveram-se intactas, o que derruba qualquer mito em torno da questão.

É importante lembrar que ao fazer a adesão a um dos planos oferecidos pelo provedor, o assinante deve adquirir uma pequena antena externa que depois de instalada possibilita a captação do sinal da rede sem fio a quilômetros de distância. O custo de aquisição é mínimo, a instalação é prática, oferecida pelo próprio provedor e o equipamento é absolutamente discreto.

 

Nos bairros cobertos, num raio de até 150 metros de distância da torre de transmissão do

sinal, conexão pode ser feita por aparelhos celulares, notebooks e até mesmo tablets.

Tópico: Sinal de fibra óptica transmitido via rádio transforma bairros mais populosos de Quatro Barras e Campina em regiões ‘high tech’

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário