Universitários participam de Tribunal do Júri Simulado em Quatro Barras

11/12/2011 03:35

Exclusivo Fernando Cunha

 

Acadêmicos de Direito que trabalham no Fórum da Comarca de Campina Grande do Sul colocaram em prática neste sábado, 10, tudo aquilo que estão acostumados a presenciar nos autos dos inúmeros processos judiciais que passam pelas suas mãos, por meio da rotina profissional vivenciada diariamente.

O evento reuniu os estudantes no plenário Giovanna dos Reis Costa, na Câmara de Vereadores de Quatro Barras. O julgamento trouxe à tona um caso real, ocorrido em Campina Grande do Sul. A questão reproduziu em detalhes fatos de um acidente que provocou duas mortes na Rodovia do Caqui, após a colisão entre um veículo e um ônibus, em 1998.

O réu do júri simulado, representado pelo acadêmico Carlos Mozer - encenando o réu na versão fatídica do episódio - era acusado de ter ingerido bebida alcoólica e estar em alta velocidade, além de não possuir habilitação. Na ocasião, o carro por ele conduzido estava superlotado, ou seja, com um número de ocupantes acima do permitido por lei.

Após três horas de julgamento, diante das explanações pautadas por argumentos técnicos da defesa - representada pelos universitários Laís Creplive e Alan Polli Dias – e da acusação – Diego Cardoso, na figura do promotor de justiça do Ministério Público do Paraná – os jurados, a maioria também acadêmicos de Direito , optaram pela absolvição do acusado unanimemente.

A decisão foi acatada pelo estudante Jasiel dos Santos, que na simulação assumiu a condição de magistrado e proferiu a sentença, condenando o réu a dois anos de pena em regime aberto por homicídio culposo – crime no qual não há intenção de matar.

A iniciativa do júri simulado foi da própria juíza da comarca de Campina Grande do Sul, doutora Paula Priscila Candeo Haddad Figueira, que acompanhou e orientou todo o evento. “É uma forma de aproximar os estudantes da realidade de um júri. Um passo muito importante na carreira de futuros advogados”, avaliou. 

 

Argumentos técnicos e legítimos apresentados pela defesa convencem o jurado a absolver o réu.

 

Tópico: Universitários participam de Tribunal do Júri Simulado em Quatro Barras

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário